sábado, 31 de março de 2012

Como escrever as horas e os minutos (unidades de medida)


Para mim, a leitura de jornais tem sido muito proveitosa, pois além de me manter atualizado sobre acontecimentos recentes, as manchetes sempre me proporcionam um bom material aqui para o blog , como a dica de hoje, por exemplo.

Mais uma vez, leio a manchete:

Criança morre após passar 5h em carro

Primeiramente, acho estranho uma criança morrer após passar esse período de tempo em um carro. A experiência de vida me diz que ninguém, por si só, pelo fato de viajar ou estar num carro por um longo período, corra risco de morte. Aliás, inúmeras gincanas já foram realizadas nesse sentido, e os participantes saem cansados, porém, nunca soube de morte nesses casos. Ora bolas, o que teria acontecido com essa criança, então?

Leio e encontro mais uma triste notícia sobre um fato que já me começa a parecer corriqueiro: mãe deixa filha de um ano trancada dentro de um veículo por cinco horas, com os vidros fechados, vindo a criança de um ano a falecer.


Bom, então não é simplesmente o fato de passar determinado período de tempo num carro que a levou à morte, mas sim ficar abandonada, trancada, sem atendimento dos pais ou responsáveis. Aí, podemos afirmar, a notícia já veio falha, isto é, capenga de uma das pernas.

Porém, a falha maior se encontra na maneira como as horas foram grafadas. Portanto, vou passar algumas dicas sobre as unidades de medida e, especificamente, sobre as horas:


  • as horas podem ser grafadas de mais de uma maneira: 19h; 22h15min; 3h12min14seg; às cinco horas da tarde; às nove e meia da manhã etc;
  • sempre com letra minúscula, e sem "s" para o plural: 19H (errado); 22hs15mins (errado); 22HS (duplamente errado);
  • a unidade de medida vem colada ao algarismo arábico, não deve haver espaço: 3h e não 3 h (errado); 12h30min16seg (correto, sem espaço entre as unidades);
  • não se admite o uso da forma inglesa, isto é, dos dois pontos: 15:20, 15:20h; 15:20:56 etc. (todas erradas);
  • a abreviação de minutos é "min" e não "m", que é a abreviação de metros: 15m (quinze metros); 15min (quinze minutos);
  • a indicação da abreviação de minutos (min) é opcional: 16h40 (correto); 17h15 (correto).


Agora, para a continuidade de nossa explicação, retomemos o exemplo dado:

Criança morre após passar 5h em carro

Em nosso exemplo, encontramos uma expressão de TEMPO DECORRIDO e não uma indicação do horário existente no relógio. Portanto, temos de um utilizar um vocábulo e não um algarismo, e jamais utilizar abreviatura. Assim: "cinco horas".


De acordo com o explicado, vamos corrigir a manchete:

Criança morre após cinco horas presa em carro


ou


Criança morre após 5 horas presa em carro

A segunda forma não é abonada literalmente por todos os gramáticos, que dizem os algarismos arábicos não serem encontrados no dicionário e que devemos fazer uso apenas de "palavras" no uso da  língua escrita. Porém, vários manuais de escrita autorizam esta segunda forma.

Em suma, devemos escrever: "eu volto em quinze minutos" e não "eu volto em 15min"; "o concursando estuda de oito a nove horas por dia" e não "o concursando estuda de 8 a 9h por dia" etc.

Lembre-se: sempre minúscula, sem o "s" para indicar plural, e sem espaço.

Era o que eu tinha para hoje. Espero que aproveitem.

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário