sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Press Release de Livros Técnicos

Olá, amigos músicos e/ou escritores. Conforme o pessoal já sabe, além da literatura, sou um estudioso de Produção Textual e desenvolvo, à medida do possível, estudos nessa área há anos. Porém, nunca divulguei esses trabalhos. Agora, com a finalização do livro sobre técnica de escrita de letras musicais, resolvi também publicar um livro anterior sobre técnica de escrita literária que já me foi muito solicitado por escritores e estudiosos de Guimarães Rosa, e eu enviava em PDF.

Sobre o estudo das composições musicais, a criação de letras, irei postando informações complementares aqui no blog.

Finalizando, os dois estão disponíveis aos interessados em www.agbook.com.br, em papel ou e-book, basta buscar por Marcio Callegaro, ou clicar no link abaixo, se estiver acessando aqui direto do blog.



Então, é isso. Abaixo segue maiores detalhes sobre os livros.


***

Clique para ampliar

Trata-se de material inédito em termos de Brasil, no qual o leitor aprenderá, em 18 capítulos, os principais recursos para se desenvolver, de forma efetiva, na escrita de letras para canções populares; seja um músico experiente ou apenas um compositor iniciante. O autor, que tem especialização acadêmica em Teoria da Literatura, é músico amador desde adolescente tendo se iniciado na escrita de letras musicais muito cedo. Por escutar grande número de canções com letras deficientes em detrimento de ótimos arranjos, gravações e interpretações, optou em escrever esta oficina a fim de que o compositor não somente evite os erros grosseiros, mas, também, aprenda a usar recursos da língua, principalmente imagéticos e sonoros, os quais atribuem valor ao texto. Desse modo, também, acredita que agentes musicais, produtores e os próprios intérpretes poderão evitar certas músicas com falhas gritantes em suas letras, como as encontradas hoje, de modo a otimizar o retorno do capital investido.

***

Clique para ampliar

Este estudo foi realizado basicamente como apoio técnico a escritores de literatura, demonstrando o amplo leque de possibilidades quanto à utilização dos nomes próprios tanto para nomeação de personagens quanto de lugares fictícios. Extrapola os objetivos iniciais mostrando outra gama de recursos textuais utilizados por escritores de projeção, principalmente, João Guimarães Rosa. Deste, é feito o estudo base a partir de “A Hora e Vez de Augusto Matraga”, conto de encerramento de “Sagarana”, uma das obras-primas do autor e considerado por Antonio Candido um dos contos mais perfeitos da literatura brasileira. Também, amplia conhecimento para estudiosos de técnicas de leitura e crítica literária, por mostrar a gama de interpretações possíveis a partir do conhecimento das técnicas utilizadas para nomeação. É um livro escrito por um escritor para outros escritores cuja principal fundamentação foi o relato e a análise da poética de seus congêneres. 

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário